top of page
Livros usados

QUEM SOMOS

O Observatório da Extrema Direita (OED) é uma iniciativa de pesquisa dedicada a monitorar e analisar governos, partidos, movimentos e subculturas da direita radical e da extrema direita no Brasil e no mundo. Não se trata de um projeto de militância política. O Observatório da Extrema Direita é coordenado por quatro pesquisadores e professores universitários com o objetivo de produzir conhecimento acadêmico sobre o tema e informar a sociedade sobre a atuação da ultradireita no Brasil e no mundo. Daí o cuidado com o rigor teórico e metodológico, a linguagem, as fontes e até as terminologias para enquadrar organizações ultradireitistas.

 

O OED tem como propósito acompanhar e analisar a ascensão de governos, partidos, movimentos e subculturas da ultradireita (direita radical e extrema direita), a partir de uma perspectiva interdisciplinar, analisando a ultradireita da história aos dias atuais. OED é parte de um projeto mais amplo, um hub, cujo núcleo central é um grupo de estudos. Destina-se a avaliar a conjuntura internacional identificando e, quando possível, analisando fenômenos ligados à extrema direita e seus impactos sociais, políticos e culturais

A ideia do projeto nasceu ao longo do ano 2019 para complementar uma disciplina lecionada pelo professor de Relações Internacionais, David Magalhães (PUCSP/FAAP), sobre a extrema direita global. A iniciativa se tornou então pública através de uma página no Twitter, contando com a colaboração do professor Guilherme Casarões (FGV). Após 3 meses, convidamos Odilon Caldeira Neto (UFJF) para atuar na coordenação do Observatório.

 

Em 2020, o Observatório da Extrema Direita foi formalizado como Grupo de Pesquisa junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando junto ao Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E em 2021, convidamos Isabela Kalil (FESPSP) para se juntar aos coordenadores do OED. O OED conta, atualmente, com pesquisadores de diversas instituições universitárias e de pesquisa do Brasil e do exterior.

bottom of page