ODILON2.jpg
Odilon Caldeira Neto
Universidade Federal de Juiz de Fora

E-mail e redes sociais:

E-mail: odilon.caldeira@ufjf.br

Twitter: @odiloncaldeira


 

Lattes e sites:

LattesAcademia.eduResearchGate

Odilon Caldeira Neto é Professor Adjunto de História Contemporânea e Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Desenvolve, há anos, pesquisas sobre a extrema direita, com especial foco de análise no neofascismo como fenômeno histórico e transnacional. É autor de "Sob o signo do sigma: integralismo, neointegralismo e o antissemitismo" (EdUEM, 2014), e co-autor de "O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo" (FGV Editora, 2020). Defendeu a tese intitulada "Nosso nome é Enéas!": Partido de Reedificação da Ordem Nacional (1989-2006), e atualmente prepara um livro sobre o tema. Publicou dezenas de artigos em revistas científicas de diversos países. Os principais temas de pesquisas são: as organizações grupusculares do neofascismo transnacional, a história da extrema direita brasileira, assim como a análise dos usos dos meios digitais como interface de grupos de extrema direita. É coordenador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora, e pesquisador dos grupos: Rede "Conexões Lusófonas: ditaduras e democracias em Português", da Rede "Direitas, História e Memória" e do Grupo de Trabalho "Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias" (CLACSO).

 

 

 

 

Publicações selecionadas:

 

Neointegralismo: do debate historiográfico a uma possível definição. In: 226 | 2021 : Les droites dans les Amériques : mouvements, politiques, idées et stratégies (1991‑2018), 2021.

 

Memória e Justiça: o negacionismo e a falsificação da história. In: Antíteses (UEL), 2009.

 

Nação, História e Direita Radical: Partido Nacional Renovador (PNR) e Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona) em comparação. In: Abordagens cruzadas no mundo atlântico: relações contemporâneas entre a Península Ibérica e a América. Rio de Janeiro, Recife: Autografia, Editora Universidade de Pernambuco, 2019.

 

Neofascismo, "nova república" e a ascensão das direitas no Brasil. In: Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 10(24), 120–140, 2020. 

 

O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo. (Com Leandro Pereira Gonçalves). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.

 

Neonazismo no Brasil: uma leitura e algumas hipóteses. In: ComCiência (Unicamp, 2017).

 

Sob o signo do Sigma: integralismo, neointegralismo e o antissemitismo. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014.