Image-empty-state.png

Leandro Pereira Gonçalves

Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor de História da América Contemporânea e do Brasil Republicano do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (junior visiting fellowship), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina). Membro do Conselho Administrativo da International Association for Comparative Fascist Studies (ComFas). Investigador colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR/UCP) e Colaborador externo do HISPONA/Universidade de Santiago de Compostela. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) e Coordenador da Rede de Investigação Direitas, História e Memória (UFJF/UFF). Investigador da Rede Internacional Conexões Lusófonas: ditadura e democracia em português e do Grupo de Trabajo Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias (CLACSO). Autor do livro Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (Imprensa de Ciências Sociais, 2017; FGV Editora, 2018) e coautor do livro O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo (FGV Editora, 2020). As pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas à História da América Latina nos campos da História Política e Cultural, assim como elementos transnacionais e abordagens comparadas com a Península Ibérica, sobretudo no âmbito dos estudos das direitas, dos fascismos, integralismo, salazarismo e franquismo.





Publicações selecionadas:


Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.


Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2017.


O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo. (com Odilon Caldeira Neto). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.


Igrejas e ditaduras no mundo lusófono. In: Leandro Pereira Gonçalves, Maria Inácia Rezola (Orgs.). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2019.


Abordagens cruzadas no mundo atlântico: relações contemporâneas entre a Península Ibérica e a América Latina. In: Leandro Pereira Gonçalves,  Érica Sarmiento (Orgs.) Rio de Janeiro, Recife: Autografia, EDUPE, 2019.